Fábrica de Heróis
Crie seu personagem

domingo, 13 de abril de 2014

Capitão América - Soldado Invernal por Edu


A critica a seguir esta recheada de Spoilers sobre o filme, leia por sua conta e risco.




Capitão América - Soldado Invernal é o que todos queriam que fosse feito com o Capitas, um filme de espionagem envolvendo super-heróis. Os irmãos Russo entregaram um excelente filme de ação, com ótimas cenas de luta e de perseguição, a galera dos grandes efeitos especiais não foram o destaque desse filme.

Winter Soldier é o filme mais pé do chão do Marvel Studios, mais até do que todos os Homens-de-Ferro, mantendo a trama focada no ambiente interno de uma agência do governo que tem muitos segredos e diversas vezes tem de tomar decisões que não agradariam nem um pouco o velho bom senso de honestidade do capitão.

Por mais que se especulasse isso, o filme não é uma espécie de Vingadores time B, mas sim um filme do Capitão América, mesmo. Todas as tomadas de decisão, toda a trama se segue por que o Capitão América esta lá e por que o seu senso de fazer o que é certo é maior do que as decisões "necessárias" que o diretor Fury diz fazer.

Os personagens coadjuvantes são um show a parte e mesmo não sendo estrelas do filme, fazer sua parte na trama, nem roubando o show e nem ficando perdidos na trama. Todos tem suas funções e as fazem muito bem. Só talvez a agente 13 (que é Sharon, mas não Carter) tenha ficado meio apagada.

Outro ponto alto do filme é a falta de um romance, sério. A amizade entre a Viúva e o Capitão se faz verdadeira em todos os seus diálogos, que são ótimos por sinal, de personagens de índoles diferentes eles fazem uma química ótima de se ver na telona.

A Shield é muito presente no filme, toda a trama se desenvolve por ela e por seus métodos. O fato da Hidra ter se infiltrado na agência não fica forçado, pois ela trabalha infiltrada por anos, com agentes que compartilham do mesmo ideal desde o início, formando assim o "caráter" da agência, sendo esquisito ou não Shield e Hidra são um só.

Aliás a Hidra não é uma agência totalmente "do mal", Alexander Pierce que NÃO É O CAVEIRA VERMELHA tem a mesma visão do Ozymandias, de que se queremos algo novo, temos que destruir o antigo e que podemos matar milhões para salvar bilhões (é sério, ele fala isso no filme).

O fato dele não ser o caveira é EXCELENTE. Seria muito gasto de filme com a explicação dele ter sobrevivido ao cubo, ter voltado e ainda por cima se tornar um dos diretores da SHIELD, teria sido fraco demais. Foi muito melhor ele ser uma pessoa que abraçou os métodos da Hidra.

Fury aparece bastante e tem mais cenas de ação que em todos os outros filmes. Claro que sua morte não enganou ninguém, mas o fato dele ter voltado tão rápido ficou um pouco demais pro filme, talvez o soro do alienígena azul? (se você não assistiu a série Agentes da Shield, assista).

Talvez um ponto fraco do filme tenha sido a falta de surpresas, eu mesmo só tive uma. Todo mundo sabia que o Soldado invernal era o Bucky, que o Fury não tinah morrido, que a Hidra ia se infiltrar na Shield, que o Alexander Pierce era o verdadeiro vilão do filme, etc. A única surpresa que eu tive era o Agente Sitwell, quando o senador manda um Hail Hydra pra ele é muito foda.

meme estantâneo
Outra coisa que me incomodou um pouco foi o Bucky. O filme leva o nome dele, todos os trailers e posteres, levam ao personagem dele... mas ele ficou bem atrás do que era a ameaça real do filme (Hidra). O ponto forte são as lutas dele com o Capitão, que são excelentes! Quando o capitas afunda ele na porta do carro com uma joelhada, foi uma gritaria geral no cinema.

Pouco se explica a sua origem e nem o porque dele ter uma estrela vermelha (talvez eu boiei nessa parte), mas é crível nesse universo que fora criado pela Marvel. Sua redenção no final não fica forçada e piegas, deixando um gancho excelente para o terceiro filme.

Outro ponto não comentado no filme é o fato do escudo do capitão não ter as listras vermelhas na primeira parte do filme. Todo mundo fez um alarde por isso, de que era o capitão falando que não era patriota ou que sua crença no país tinha mudado e um monte de outras teorias, mas elas simplesmente são pintadas depois sem nenhuma explicação e ele volta com o escudo novinho.

O Crhis Evans melhorou muito nesse filme. Finalmente você crê que ele é o Capitão. Graças ao ator, a equipe de dublês e dos roteiristas, o capitão é um cara muito mais fodão que qualquer dos outros filmes, ele luta mais, é mais forte e mais acrobata. E SABE muito bem utilizar o escudo.

Capitão América, o Soldado Invernal é o segundo melhor filme da Marvel, perdendo apenas para Vingadores, mas não está muito atrás não hein? O nível está cada vez melhor, esperamos ansiosamente agora por Vingadores 2!

Ah ia me esquecendo, a cena final.

Tudo indica que Mercúrio e a Feiticeira Escarlate, ou apenas "os Gêmeos". São frutos de Experiências da equipe da Hidra liderada pelo Von Strucker, será que veremos mais alguns outros personagens vindos destes experimentos?

2 comentários :

Infinito disse...

Hail, Mestre!

A história original do Bucky era que ele foi destroçado ao cair de um míssil, e então o Govenrno soviético da 2ª Guerra Mundial (leia-se quase MEDIEVAL em termos de tecnologia) decidiu fazer dele seu assassino mestre (um americano, seus mais odiados inimigos) e convenientemente o mantinham em geladeira, o que prolongou sua vida para encontrar o Capitão América - um sobre-humano que seria plausível vencer as décadas entre as duas era).

Era ridículo!

Neste retcon, lembramos que Bucky estava SEPARADO dos demais prizioneiros quando o Steve Rogers foi resgatá-lo. Eu na época achei um clichezão forçado, mas graças a este filme entendemos que Bucky foi cobaia também! Ele tinha algo "especial" correndo nas veias... talvez não marcante quanto o Caveira Vermelha u tão bem-sucedido quanto o Capitão América, mas tinha!

Torna-se aceitável ter sobrevivido à queda do trem (bem menos devastadora que a queda do míssil), e sendo ele um experimento da HYDRA, anexo à SHIELD, entende-se que havia tanto tecnologia quanto motivação para que o experimento Soldado Invernal ter resistido.

Este filme salvou o Soldado Invernal para mim.

Anônimo disse...

Caps: Você é meu amigo!
Soldado Invernal: Você é a minha missão!!

Show de bola essa parte. O Soldado invernal apareceu pouco,mas impunha presença!!